[do diário /arquivos 15 janeiro 2017] Encontros por entre caracteres e imagens de uma Visão.

Cruzei-me com a Marta, nas páginas da visãoisão; depois de um susto provocado por mim própria a mim mesma, um tal de ‘escolho não viver’ momentaneo em formato distúrbio alimentar chamado binge eating, misturado com toma de laxantes e jejum de horas. Cruzei-me com a Marta aos 27 anos, com idade para ter juízo e sem juízo nenhum. A tomar 11 comprimidos por dia, assustada com o que se tem passado – ultimamente já não sou eu a controlar o ‘escolho não viver’…As minhas células começaram a falar e agir. Ontem o meu namorado saiu de manhã e num momento após um momento autodestrutivo senti o meu corpo a apagar. A sonolência incontrolável, a ansiedade, as taquicardias mesmo com altas doses de medição para controlar esses sintomas. Ontem antes de me cruzar com a Marta na visão, o meu namorado disse-me aquilo que eu não queria ver, (presa ainda a quando tudo começou aos 12 anos) – ‘não tens medo?’ …Fiquei parada no tempo. Como é que ele via? E eu?  Como é que não vi? Ou será que me estava a deixar ir outra vez? Ontem antes de me cruzar com a Marta na visão, vi que me estava a deixar ir. Fui fazer um teste de glicemia. E foi pior do que eu pensava. E para evitar mais químicos, prometi-me cumprir uma reviravolta de amor e cuidados na minha alimentação e forma de estar. Ontem quando me cruzei com a Marta na visão, li as gordas, mas algo me parou logo ali. A Marta escolheu viver. Estava ali estampado. Num momento em que Eu, também tinha escolhido viver. Eu a quem a vida continua a dar estás oportunidades apesar de eu brincar com elas. Ontem li a crônica completa da Marta, e senti uma dor física no peito. A Marta ontem veio como que dizer-me ‘vê como a vida não te deixa parar. Mesmo quando queres.’ Não sei porque o faz. Mas se o faz devo à vida toda a gratidão deste mundo. Toda a minha força em reerguer-me. Escolho viver. Escolho mesmo por mim, pela vida que não me deixou parar de respirar, viver.
Escolho viver, pelo exemplo que a Marta, com quem me cruzei na visão me deu. Hoje dava a Marta o sabor do guincho. Pasteis de nata no ponto, livros, uma Canon, uma Nikon, uma Leica…Mas acima de tudo se pudesse, dava à Marta uma imensidão de Ar. 

@marta_dorey 💛 furacão vida.

Leave a comment